Manutenção

A correta instalação pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção de sistema solar fotovoltaico.

O primeiro passo deve ser a escolha adequada do local e do modo de instalação, que devem privilegiar o escoamento perfeito da água da chuva, permitindo a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.

Também é interessante evitar a proximidade de árvores ou arbustos que venham a reduzir a captação de energia solar em função do sombreamento causado por eles, ou pela queda de galhos e folhas.


• Limpeza manual

A limpeza manual do sistema de energia solar não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.

A principal e unânime regra de segurança é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.


• Periodicidade

É recomendável limpar os módulos solares uma vez por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.


Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.


Mantendo as ações de limpeza e inspeção periódicas, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.



Oferecemos serviços de limpeza para quem já tem sistema solar fotovoltaico instalado, para melhorar o desempenho na captação do sol além de verificar toda instalação prevendo problemas futuros.


Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico
Rua José Antônio da Silva, 22 - Jd. Elvira - 06243-170 - Osasco-SP
(11) 95602-7132
(11) 97570-5786
contato@aarbrasilenergiasolar.com.br